domingo, 31 de outubro de 2010

Aprendendo os numerais

Como Gabi ainda não tem deveres de casa, sinto falta de incentivá-la quanto à essa parte, do aprendizado dela. Também depois que voltei a trabalhar ficou bem difícil ter tempo para isso.  Quando ela era bebezinha  eu não trabalhava então tinha tempo o suficiente para ensiná-la e incentivá-la à diversas coisas e ela sempre teve facilidade de pegar tudo, então aprendeu muitas coisas bem cedo, como falar, andar(andou com 9 meses), contar (aprendeu a contar até 10 com 1 ano e 6 m), fazer xixi no pinico, (largou as fraldascom  ano e 6 m).    
Mas, como se tem jeito p/ tudo, descobri (nós, mães de 1° viajem vivemos em constante descoberta) que a melhor forma de ensinar o filho é brincando.
Queria eniná-la a reconhecer os números(estava reconhecendo bem até o 5), pois, como ela já sabe contar, queria que ela associa-se a quantidade ao numeral e comecei a procura nesse nosso mundo virtual maravilhoso, algo que nos ajudasse a ensiná-la com diversão. Achei esse quebra cabeça em madeira, "Número e Quantidade" dos Backyardigans. A criança deve descobrir os encaixes entre as peças com uma determinada quantidade de elementos de um conjunto, e as peças com o algarismo que a representa.























E agora,depois de 1 semana brincando com o joguinho está reconhecendo os númerais até o 10.
Não quero que ela aprenda nada antes do tempo, só quero que ela acompanhe a programção de ensino da sua turma. Uma vez na reunião de pais na escola, aprendi través da Diretora que ministrava a reunião, que os pais não devem ficar ansiosos quando seus filhos demonstram ser inteligentes, pois, se quisermos antecipar algo que é p/ ele aprender um pouco mais tarde, na hora dele aprender mesmo, vai estar cansado, pois, já viu aquilo, já sabe e  não vai ter paciência de acompanhar sua turma. Guardei aquilo e achei importantíssimo! 
Então, esse jogo é ou nao é muito legal?

Um comentário:

Anônimo disse...

Beta que legal esse jogo!
Eu também já li sobre isso, incentivar demais a criança e ela perder o interesse quando os demais estiverem aprendendo. Incentivar é importante, por isso sempre estou ligadinha no que a professora está passando pra ela, pq aí trabalho as mesmas coisas que a professora, mas de forma diferente.
Por isso é legal a lição de casa, aqui vem sempre na sexta-feira, não tem lição todos os dias, só tem msm no fim de semana e é bem pouquinho, mas assim tenho noção do que ela tá aprendendo na escola, aí imprimo desenhos sobre os temas pra ela pintar, faço pontilhado, brincadeira de ligar, recortes e a gente se diverte.
A Mari está sempre a frente, ela é mto curiosa, me deixa de cabelo em pé, outro dia ela olhou pro relógio e me falou: "Mãe já são dezoito horas!" Como assim ela reconhece o número 18 no relógio digital??? Mas ela reconhece até o 20, e a professora tb não ensinou, ela que ligou uma coisa na outra sozinha, vai entender?
Essas nossas meninas são privilegiadas por terem mamães tão interessadas em porporcionar o melhor para elas! :)
Beijos!
Amo vocês!
Ps. Nossa viagem pra Arraial tá de rosca, né?