quarta-feira, 23 de março de 2011

Dever de casa


Eu adoro participar da vida escolar da Gabi. Olhar agendas, escrever recados para a professora, ouvir as novidades quando volta da escola, fazer o dever de casa, ops, este último está sendo uma novidade um tanto trabalhosa por aqui. Uma novidade tanto pra mim, quanto pra ela. Ela está no Jardim II e como já havia dito aqui, no Jardim I, não tinha trabalhinhos para casa e agora temos todos os dias e não são coisinhas como cobrir, colagens e recortes, ela já está escrevendo as letras cursivas e números. Na antiga escola, no Jardim I, estava começando a escrever em letra bastão e costumo ouvir que se aprende à escrever em letra bastão primeiro e depois, cursiva. Também já disse que estou achando tudo muito avançado para ela, por exemplo, estamos no início do ano e ela ao invés de começar à praticar cobrindo as letrinhas (cursivas), não; cobre uma e tem que repetir o restante na caligrafia. Mas, tudo bem, pois o problema não é esse, de na minha concepção achar que está puxado, pois, tenho certeza que é só questão de tempo para ela se acostumar com o novo. A questão é se é normal nesse início ser tão trabalhoso, pois, ela tem demonstrado que cansa rápido, começa bem, mas, depois vai se desconcentrando, ainda mais quando ela não consegue fazer certinho e para toda hora e enrola demais para terminar. Outra dúvida é se estou certa, tanto no ensinar, quanto na cobrança. Outro dia ela me falou(logo na primeira semana de aula) que havia chorado na aula, eu perguntei o porquê e ela me respondeu que não queria mais fazer o dever, pois, estava demorando muito pra acabar(cansou). Fiquei com uma peninha dela, fiquei super preocupada de estar sendo cobrada tão novinha... E um outro dia ela me falou:
-Mãe, eu não chorei mais na aula!
Pensei: Ela deve estar se acostumando...
Então, ando bem preocupada com essa nova tarefa,  que entrou na nossa rotina corrida. Temos que fazer o dever assim que chegamos em casa, por volta de 18:30h, pois, ela tem dormido muito cedo, por volta de  8:00h, com a mudança de creche-escola mudou-se a rotina da Gabi que antes estudava de manhã e á tarde creche, ela dormia todos os dias depois do almoço. Hoje ela fica na creche pela manhã e não tem hora do soninho e a aula é à tarde.
Ando pesquisando sobre esse assunto na net e achei algumas matérias interessantes com dicas e vou deixar o link aqui de uma, além desse vídeo mais abaixo:

http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/dever-casadica-para-pais-professores.htm









AH! Alguém já ouviu falar de "quadro do comportamento" e sabem se é legal? Aqueles tipo o da Super Nany... RS!

3 comentários:

Ana disse...

Eu tb acompanho de perto, ajudo nos deveres. Comparando com minha época acho puxado tb mas o mundo é outro né?
Mas quando percebo ou o Lucas mesmo fala que tá cansado eu não forço e mando um recado para a professora contando o que ouve.
Ano passado mandaram um dever enorme. Quando chegou na metade ele nem sabia mais nem o que tava fazendo.
Mandei um bilhete explicando o que ouve.
Descobri que a maioria dos alunos foi assim. Então a tia percebeu que tava puxando demais e se fez mudanças.
É importante a gente mandar essas observações de como eles se comportam no dever. Só assim as tias podem ajudar.
Beijos!

Monalisa disse...

Ih Beta isso é transmimento de pensação, eu tô querendo fazer isso com a Mari, um programa de incentivo para o comportamento dela.
Esse ano a rotina está bem puxada por aqui tb, ano passado o dever vinha só nas sextas ou vésperas de feriado, agora vem dever de casa todos os dias, ela adora fazer, mas quando começa a cansar é um Deus nos acuda. Por aqui eu ainda tenho a disponibilidade de horário, se ela cansa na hora de fazer quando volta da escola eu guardo tudo e fazemos de manhã, antes de ir para a creche. Tem funcionado bem assim, um pouquinho de noite e resto de manhã. Outra coisa, tem horas que ela fica irritada comigo, aí eu mando o pai ajudar e participar um pouco, funciona bem também.
Agora como a Gabi mudou de escola, converse com a professora dela sobre o melhor meio de fazer essa adaptação ser menos penosa.

Sobre o nosso encontro, vamos marcar alguma coisa, mas tem que ser algo que não gaste muito dinheiro, pq a grana tá curta, economizando para o aniversário. Já decidiu o que vai fazer no níver da Gabi?

Beijos, amo vcs, saudades

Lucelia disse...

Oi Beta, nossa, acho a Gabi muito novinha para esse tipo de atividade e cobrança.. me preocupa se daqui a pouco ela nao vai enjoar.. ela devia estar na fase de brincar e aprender brincando, ludicamente, usando jogos... atividades que a fizessem usar o corpo, músicas essas coisas. Observe basyante pra ver se ela não vai chorar de novo e fique de olho, as vezes o mais é menos.
No coeço fiquei preocupada esse ano com Miguel na escola, pq colocaram (pela idade e de acordo com a nova lei federal) ele no MII, mas quando o vejo tão empolgado e feliz, pq sçao muitas brincadeiras e as atividades são bem lúdicas crecio que fiz certo em n pedir p trocá-lo de turma.
Eu sempre fui adiantada na escola e sofria muito por n estar de acordo com a faixa etária das colegas e ficava com medo de q pudesse acontecer o mesmo com ele.
Beijocasssss!